Se você é um daqueles que costuma armazenar seus documentos importantes no pendrive. Então esse dica de como colocar uma senha no seu pendrive é para você, visto que se levarmos em consideração o risco de perder o dispositivo e sua informações ficarem expostas a qualquer pessoa que o encontrar. Você não quer seus nudes soltos por ai não é?

Bom, nesse caso sem duvida, criptografar o pendrive, ou seja, colocar uma senha nele é uma ótima opção para proteger seus nudes, ops! O processo é bem simples e para isso vamos usar o sistema Linux Ubuntu, já que é uma distribuição Linux bastante conhecida.

Com este procedimento, mesmo que alguém tente acessar os dados no pendrive será necessário informar uma senha para que se tenha acesso aos dados.

Colocar Senha no PenDrive - Linux Ubuntu
Linux Ubuntu

Bom acho que você entendeu né, então vamos ao passo a passo:

Instalando o Cryptsetup

Vamos começar, para colocar uma senha no seu pendrive, primeiro vamos instalar o pacote cryptsetup, no entanto você pode encontra-lo na Central de Programas do Ubuntu. Ou se você curte uma linha de comando, abra o terminal do Ubuntu e digite o seguinte comandos comando:

sudo apt-get install cryptsetup

Preparação para Colocar a Senha no PenDrive

Abra o programa Discos, através do Dash do Ubuntu, para isso, basta clicar no ícone do Ubuntu e digitar discos. Se preferir assim, também é possível executá-lo a partir de um terminal usando o mesmo comando.

Veja Também como Colocar Senha no Pendive com Windows Bitlock

Colocar Senha no PenDrive - App Discos do Ubuntu
Executando o aplicativo Discos no Ubuntu

Desmontando a Unidade

Antes de colocar a senha precisamos desmontar e formatar a unidade do pendrive, então na janela do programa, clique no nome do pendrive. Em seguida, vá no ícone do pequeno quadrado preto, para desmontar a unidade.

Colocar Senha no PenDrive - Desmontando o pendrive antes de formatar
Desmontando o pendrive antes de formatar

Executando a Formatação

Agora clique no ícone com duas engrenagens, então irá abrir o menu de contexto do pendrive. Nesse menu clique na opção “Formatar Partição”, pronto formatação iniciada, próximo passo sera colocar a senha no pendrive.

Colocar Senha no PenDrive - Acessando a opção de formatação
Acessando a opção de formatação

Criptografando o PenDrive

Na próxima janela, clique no campo “Tipo”, em seguida escolha a opção “Criptografado, compatível com sistemas Linux (LUKS + Ext4)”.

Selecionando a opção de formatar com criptografia
Selecionando a opção de formatar com criptografia

Colocando a senha no PenDrive

Por fim para colocar a senha no pendrive, na mesma janela, informe um nome para o pendrive e em “Frase secreta” informe a senha, e então “Confirme a frase secreta”, confirme sua senha.

Nomeando, colocando senha e iniciando a formatação
Nomeando, colocando senha e iniciando a formatação

Antes de executar a formatação, com efeito o programa irá solicitar sua confirmação. Por fim confirme clicando no botão “Formatar”.

Pronto você acaba de colocar uma senha no seu pendrive. Agora sempre que você for usar o pendrive, será necessário informar a senha para ter acesso ao conteúdo e seus nudes agora estão protegidos. 😉

Compartilhe Agora: