Se você tem vontade de montar seu próprio computador, então você vai curtir estas dicas e cuidados ao montar um computador. Alguns cuidados são muito importantes antes de encaixar as peças no seu computador. Sendo assim, um descuido pode danificar alguma peça como a placa de vídeo, processador ou até mesmo a placa-mãe, causando prejuízos. Para facilitar sua vida, o GeekDicas resolveu reunir algumas dicas para você montar um computador, e evitar alguns transtornos.

Coolers e Dissipadores para Montar o Computador

Dispositivos como processador, placa de vídeo e a placa mãe devem ter uma atenção especial no que se refere a dissipação de calor. Portanto montar no computador os coolers e dissipadores adequados, são de extrema importância para evitar super aquecimento de um dos componentes. Evitando assim desligamentos inesperados do computador, travamentos e até a inutilização do dispositivo por super aquecimento.

Montar PC
Montar PC

Ao montar estes componentes em seu computador tenha o cuidado de observar se eles estão limpos. Ou seja, sem acumulo de poeira, use sempre pasta térmica para melhorar a transferência do calor para o dissipador. Deixe as ventoinhas (coolers) com espaço livre ao seu redor para que haja a circulação dor ar o mais uniforme possível e organize os fios próximos dos coolers para que não encostem provocando um possível travamento da ventoinha.

Montando a Fonte de Energia com Potência Adequada para seu Computador

A distribuição de emergia e da voltagem adequada para cada dispositivo do computador é realizada pela fonte de energia. Então esta peça precisa ter uma potência adequada que é medida em Watts. Portanto para montar um computador de forma correta, é importante que a potencia desta fonte seja superior ao consumo total do computador em Watts. Isso cuidara para que o computador funcione corretamente e suporte futuros upgrades.


Para montar seu computador escolha sempre fontes de procedência e de marcas conhecidas observando sempre se a potencia indica é adequada para seu computador. Assim como se essa potência também é real. Outra observação muito importante é que, quanto mais potente for seu computador e mais dispositivos ele possuir. Mais potente terá que ser a fonte para ele, assim evitando problemas futuros.

Após decidir qual placa mãe comprar para, observe bem antes de comprar o gabinete. Este tem que ser compatível com sua placa mãe pra que a montagem do computador fique perfeita. Desse modo evitando encaixes errados e falta de espaço para os componentes e a circulação do ar.

Compartilhe Agora: