Se você pretende formatar seu computador e não quer ter que baixar todos os drivers do seu PC novamente, então a solução é fazer um backup de todos os drivers de seu computador. E o melhor sem instalar nenhum programa. É o que você vai aprender agora, este método funciona não apenas no Windows 8.1, como também no Windows 10.

Bom vamos começar, assim sendo vá na barra de pesquisa do Windows 8.1 ou do Windows 10 digite sem aspas “PowerShell”. Clique com o botão direito do mouse e execute com privilégios de administrador.

Backuo PowerShell
PowerShell

Iniciando backup no Windows PowerShell

Para fazer o backup dos drivers de seu PC você precisa executar um comando no Windows PowerShell. O comando abaixo vai gerar um backup de todos os seus drivers, no entanto observe a ultima instrução do comando que informa onde os drivers serão salvos.

A instrição -Destination, no caso do comando abaixo, informa que os drivers serão salvos em C:/Drivers. A pasta Drivers será criada automaticamente pelo comando. Caso tenha interesse de salvar o backup em outro local, basta alterar este argumento para escolher onde irá salvar seus drivers, por exemplo D:/, E:/ etc.

$Export-WindowsDriver -Online -Destination C:\Drivers
Comando Backup PowerShell
Comando PowerShell

Se você é um Geek detalhista e além do backup dos drivers, você que ter uma lista completa do que foi salvo, por exemplo com os nomes dos drivers do backup use os seguintes comando abaixo. Sendo que o primeiro salva os drivers e o segundo cria a lista em um arquivo de texto no Bloco de Notas.

$BackupDrivers = Export-WindowsDriver -Online -Destination C:\Drivers
$BackupDrivers | Select-Object ClassName, ProviderName, Date, Version | Export-CSV C:\Drivers\lista.txt

Pronto agora que você já possui o backup de seus drivers, por fim é só formatara, reinstalar o sistema operacional e restaurar o backup dos drivers. Para restaurar os drivers, abra o explorardor de arquivos e clique com botão direito do mouse em “Meu Computador”, e em seguida em “Propriedades”.

Restaurando Backup
Restaurando Backup

Agora clique em “Gerenciador de Dispositivos”.

Veja os drivers que estão faltando marcados com o sinal de exclamação ⚠️, então clique com botão direito do mouse em “Atualizar Driver…”.

Direcione para a pasta onde os drivers foram salvos em seu PC.

Repita a operação para todos os drivers que estiver com a exclamação ⚠️. Pronto seu computado esta zerinho e com todos os drivers instalados .

Compartilhe Agora: