A maioria das pessoas ao navegar na internet não se dão conta do HTTP ou HTTPS que aparecem nos endereços dos sites. Mas o que significa HTTP e HTTPS e para que serve? Isso é o que nós vamos ver agora de uma forma bem simplificada.

O Protocolo HTTP

Protocolo HTTP
Protocolo HTTP

O HTTP abreviação de Hyper Text Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação entre cliente e servidor. Nesta comunicação quem faz as solicitações (ou requisições) é o cliente HTTP conhecido também como user agent. Que pode ser um browser, um robô (googlebot por exemplo), um script, ou qualquer outro programa que conheça e saiba como seguir o protocolo.

Quem atende estas solicitações é o servidor HTTP (ou servidor web), ou seja, quando você digita o endereço de um site em seu navegador web (Google Chrome, Internet Explorer, Firefox, Opera, Safari, etc). Ele envia uma requisição ao servidor que responde ao cliente que a requisição teve sucesso e o recurso foi encontrado exibindo a página do site.

Agora que já conhecemos o HTTP e sua função vamos ver o que muda no HTTPS:

Conexão Segura HTTPS
Conexão Segura HTTPS

O Protocolo HTTPS

Protocolo HTTPS
Protocolo HTTPS

HTTPS  HyperText Transfer Protocol Secure é a combinação do protocolo HTTP com o SSL (Secure Sockets Layers, que pode ser traduzido como Camada de Sockets Protegida) .

É a maneira mais comum atualmente de trafegar documentos via HTTP de maneira segura. O HTTPS Provê encriptação de dados, autenticação de servidor, integridade de mensagem e autenticação de cliente.

Se você costuma fazer compras e acessar sua conta  bancária através da internet, agora você sabe como identificar uma conexão segura. Mas isso não é tudo, tenha um bom software de Internet Security para se prevenir de sites, mensagens e softwares maliciosos. Como os sites Phishing, Keyloggers ou os conhecidos Cavalos de Tróia.

Uma dica interessante que pode aumentar ainda mais a segurança no envio de dados como números de cartões de créditos, códigos ou senhas que utilizam o teclado convencional através de seu computador.

É a utilização do teclado virtual do Windows. Para acessar o teclado  clique em Iniciar,  Programas ou Todos os Programas, Acessórios, Acessibilidade,  Teclado Virtual ou em Iniciar, Executar e digite osk.

Além da criptografia SSL configurada no protocolo HTTPS, o uso do teclado virtual evita a captura de dados através do seu teclado físico no momento da digitação.

Compartilhe Agora: