A dica de hoje é para quem tem um HD mecânico e uma máquina mais simples. A intenção aqui é mostrar um guia rápido de ajustes e otimizações do windows 10 versão 1903 de 2019.

Como sabemos o Windows 10 executa muitas coisas em paralelo. Que coletam informações, vêm com muitos programas e recursos que a maioria das pessoas não usam. E tudo isso acaba tornando o sistema pesado e principalmente lento.

A ideia aqui é mostrar um passo a passo simples e rápido, de limpar essas opções e recursos do Windows 10. Que não agregam para a maioria das pessoas, desse modo deixando o sistema mais leve e interferindo menos no funcionamento normal do dia a dia.

Otimizando Windows 10 com ShutUp10

Para inciar nosso passo a passo vamos utilizar a ferramenta ShutUp10 que reúne todos os recursos necessárias em um único lugar. E podemos aplicar as alterações de forma muito simples e rápida, para isso baixe a ferramenta aqui ShutUp10.

Esta ferramenta vai te dar controle sobre diversas funções que são instalados com Windows 10. Não é necessária a instalação pois ele é um arquivo simples e executável, basta abrir a ferramenta e ela nos mostra essa tela:

 Windows 10 - Tela Inicial ShutUp10
Tela Inicial ShutUp10

A ferramenta possui dezenas de opções que incluem recursos de privacidade e por ela podemos desativar. Desde a telemetria do Windows 10, anúncios, até coisas mais complexas como a Cortarna, o defender e até o Wondows Update.

A direita vemos uma indicação do próprio apps sobre o que é seguro fazer ou não leia com atenção. No tutorial vamos aplicar todas as opções recomendadas clicando no botão Action e em Aply only recommended settings, como ilustrado na imagem abaixo:

Windows - Configurando ShutUp10
Configurando ShutUp10

Se quisermos desfazer as mudanças basta abrir a ferramenta novamente e clicar no botão Action e em Undo all chenges. Assim todas as opções que foram alteradas voltam ao seu estado original, por fim após fazer as alterações fecha o programa e reinicie o sistema.

Restaurando configurações ShutUp10
Restaurando configurações ShutUp10

Executando o Windows PowewrShell

Para quem quiser ir mais a fundo, também pode utilizar um comando do Windows 10 utilizando o powershell. Que consegue desinstalar todos os apps universais, exceto a loja do Windows. Isso elimina todos os bloatware do sistema, por exemplo o app de pessoas, clima, dicas enfim. São todos mesmo até a calculadora vai embora, no entanto fique tranquilo, pois todos podem ser reinstalados pela loja do Windows.

Windows 10 - Aplicativos e Recursos
Aplicativos e Recursos

para isso basta abrir o Windows PoweShell como administrador:

Windows PowerShell
Windows PowerShell

E colar o seguinte comando:

Get-AppxPackage | where-object {$_.name –notlike "*store*"} | Remove-AppxPackage

Agora tecle Enter, se acaso aparecer alguns erros em vermelho isso é totalmente normal não fique assustado:

Excluido os  APPS
Excluidndo os APPS

Aguarde até o processo terminar, em seguida reinicie o sistema.

Desabilitando Serviços do Windows 10

Agora vamos desativar dois serviços do Windows 10 bem chatinhos, abra uma aba de serviços. Agora procure o serviços SysMain ele é o antigo Super Fat, que foi renomeado. Ele traz muitos problemas como uso excessivo de memória ram, além disso, consome banda de disco por causa da paginação.

O próximo é o Windows Search, sem dúvida ele é um dos vilões do disco 100%, porque ele fica fazendo varredura da indexação de arquivos. Vamos desativa-lo também, depois que desativar ele a sua busca continua funcionando porém um pouco mais lenta, caso lhe faça falta, pode pular este passo.

Espero que ter ajudado a deixar seu Windows 10 mais limpo, rápido e prático, por fim deixe seu comentário e diga se funcionou para você.

Compartilhe Agora: