Os Drones sempre foram uma tecnologia extremamente versátil e os avanços tecnológicos dos últimos anos, de fato fizeram com que eles começassem a ser utilizados para funções cada vez mais complexas e até mesmo inesperadas.

Um dos principais destaques desta última década é o uso de Drones para a filmagem de eventos esportivos. Diversos tipos de esportes, dos mais tranquilos aos mais radicais, já começaram a adotar a tecnologia e um número ainda maior deles já passou a estudar como ela pode eventualmente melhorar suas transmissões.

Antigamente, a ideia de utilizar Drones para a realização de transmissões ao vivo esbarrava em diversas barreiras tecnológicas. Entretanto, nos últimos anos houve uma melhora significativa dos principais aspectos técnicos relacionados a esta tecnologia e hoje em dia estas limitações quase não existem mais.

A Tecnologia dos Drones

DJI Phantom 3
DJI Phantom 3

A redução do tamanho, maior autonomia da bateria, melhor capacidade e velocidade de transmissão de vídeos e especialmente, melhora da estabilidade e do controle de voo, além disso a redução do volume permitiram que os Drones finalmente pudessem começar a transmitir uma gama enorme de filmagens.

A tecnologia conta com um potencial de expansão enorme neste campo e atualmente existem diversos modelos de Drones especializados em cinematografia.

Em contrapartida, isto não poderia ser diferente, desde o início da sua concepção. Os Drones já tinham a possibilidade de se tornar as câmeras de ação perfeitas e com os avanços da última década eles atingiram seu potencial.

Os Pilotos de Drones

Os novos pilotos de Drones conseguem utilizar seus veículos para capturar ângulos impossíveis para operadores de câmeras normais. Seus Drones podem filmar em qualquer lugar do terreno e os veículos aéreos praticamente não contam com limitações físicas. Com exceção da autonomia da bateria e da necessidade de boas condições de tempo.

Drones Subtituem as SkyCam

Uma SkyCam, é espécie de câmera aérea segurada por cabos, mas a tecnologia ainda possui uma série de limitações. A principal delas é o fato de permitir apenas visualizações estáticas e ter uma gama limitada de movimentos e ângulos possíveis.

Drones vs SkyCam
SkyCam

Filmagens Tridimensionais

Utilizar Drones permitiria a realização de filmagens tridimensionais sem quaisquer restrições. E a câmera inclusive poderia seguir atletas de maneira individual de modo a acompanhar toda uma jogada do começo ao fim.

No entanto, esportes radicais provavelmente são os que mais se beneficiarão do uso de Drones para realização de filmagens e transmissões. Hoje em dia, já estão começando a ser utilizados para este fim, mas seu uso deverá ser cada vez mais expandido.

Todos os Momentos bem de Perto

Uma das principais dificuldades de transmitir esportes radicais, é de fato proporcionar aos telespectadores a mesma emoção que os atletas estão sentindo durante as competições.

Por exemplo, sem a tecnologia dos Drones não poderíamos ter imagens como a do vídeo abaixo, confira:

Drones com visões panorâmicas e até mesmo câmeras acopladas nos capacetes dos esportistas são boas ferramentas, mas ainda possuem limitações. O uso de Drones menores que acompanhem os atletas de maneira individual durante as provas. Possibilitará que as filmagens atinjam o equilíbrio perfeito entre essas duas tecnologias.

O uso de Drones cada vez menores, mais rápidos e com câmeras melhores. Com toda a certeza vai possibilitar que no futuro as transmissões de vídeos se tornem cada vez mais realistas. E transmitam muito mais do que simples câmeras estáticas são capazes de transmitir.

É possível até mesmo afirmar que o uso desses equipamentos, revolucionará a forma como as transmissões de todos os tipos de eventos são realizadas. Pois novos ângulos tridimensionais e o incrível dinamismo, vão proporcionar aos telespectadores uma experiência nunca vista antes.

Compartilhe Agora: